Teoria reconstrutiva: em prol do convivivialismo

Situada no âmbito da “humanística”, disciplina normativa e aplicada de inspiração humanista (www.uvh.nl), esta linha de pesquisa propõe uma reflexão sobre as bases convivialistas da civilização. Através de uma investigação sistemática de alguns autores clássicos na tradição das Geisteswissenschaften, ela oferece uma análise sociológica de tópicos relacionados, de algum modo, aos diferentes fenômenos provenientes das relações entre diferentes perspectivas de mundo social.

Projeto de pesquisa: As conversações internas. Em colaboração com o “Reflexivity Forum”, dirigido por Margaret Archer (Warwick University, Inglaterra).

Este projeto de pesquisa articula um pequeno grupo de sociólogos internacionalmente conhecidos, convidados por Margaret Archer para participar do Reflexivity Workshop na Universidade de Warwick, na Inglaterra. O objetivo do workshop, agora institucionalizado sob o nome de “Fórum sobre a Reflexividade” (Reflexivity Forum), era o de refletir teoricamente e investigar empiricamente o tema fascinante e inexplorado das “conversações internas” que os sujeitos mantêm consigo mesmos a respeito de seus projetos de vida, conversações que estabelecem, assim, a mediação entre suas preocupações últimas e os contextos sociais que confrontam.